Evite malware, use a câmera do seu telefone Galaxy para escanear códigos QR!
É 2021 e as pessoas ainda estão infectando seus smartphones com malware enquanto tentam escanear códigos QR regularmente. O último incidente gira em torno do Barcode Scanner, um aplicativo Android inócuo que se transformou em um injetor de malware no início de dezembro. Pesquisadores de cibersegurança da Malwarebytes estimam que a atualização maliciosa infectou cerca de dez milhões de usuários antes que o Google finalmente retirasse o aplicativo da Play Store. Embora seja improvável que uma parte significativa das vítimas sejam clientes da Samsung, este é um momento tão bom quanto qualquer outro para reiterar que virtualmente todos os dispositivos Galaxy modernos possuem um leitor integrado para códigos de barras e códigos QR semelhantes.
Este tem sido o caso há vários anos , até agora. Até mesmo a versão One UI original baseada no Android 9 Pie oferecia reconhecimento de código de barras de matriz junto com algumas implementações altamente convenientes da mesma tecnologia, como compartilhamento de Wi-Fi baseado em QR . Basicamente, tudo o que você precisa fazer é apontar a câmera do seu telefone para um código de barras ou código QR para digitalizá-lo e clicar no link que aparece na tela. Como alternativa, você pode abrir a aba de notificação e tocar em um ícone que diz Digitalizar código QR, onde quer que ele esteja.
Os puristas do Android ainda têm justificativa para sua obsessão com uma experiência vanilla OS?
Portanto, não há realmente nenhuma razão para você mesmo correr o risco de ser vítima de crime se um código de barras e leitor de QR capazes é tudo que você procura. E, dados os detalhes do que aconteceu com o scanner que virou golpista, é praticamente impossível culpar a falta de conhecimento técnico do usuário como a principal causa desse desastre específico. Aplicativos legítimos podem ser sequestrados ou vendidos para proprietários mal intencionados, assim como SDKs de publicidade usados para monetização freemium. O que é pior, nada disso parece ter sido o caso do Barcode Scanner, relata Malwarebytes.
Portanto, estamos analisando o que há de mais recente em uma longa lista de exemplos que destacam a luta contínua do Google no combate a aplicativos Android maliciosos. Essas dores de crescimento existem desde os primeiros dias da plataforma, quando todos ansiavam por implementações básicas do Android e o software da Samsung estava longe de ser a opção mais rápida do mercado. Bem, os tempos certamente mudaram, pelo menos deste lado do ecossistema.
FONTE: SAMMOBILE
Nenhum comentário:
Postar um comentário